quarta-feira, 20 de abril de 2011

Nossa Páscoa




As origens do termo

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Entre as civilizações antigas

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

A Páscoa entre os cristãos

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março). Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida. A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Fonte:http://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa.htm/acessado em 20 de Abril de 2011

Com base no verdadeiro significado da páscoa conforme o histórico nossa escola preparou uma grandiosa programação contemplando os três turnos, também esta data marcou o encerramento do 1º periodo letivo conforme nosso calendário escolar. No turno matutino as educadoras confeccionaram as lembranças de páscoa e distribuiram ovos de páscoa aos (as) seus (suas) alunos (as), a coordenadora Márcia apresentou através de projeção de slides a história e mensagens da páscoa para todos (as) os (as) alunos (as) do respectivo turno e logo após nossos (as) discentes foram direcionados as suas salas de aula para distribuição de doces frutas e lembranças.

Professora Márcia apresentando a história da páscoa para os alunos da II e III etapa do 1º ciclo.

Professora Nasaré da III Etapa/1º B organizando a distribuição de doces e lembranças

Professora Rejane da II Etapa/1º B organizando a distribuição de doces e lembranças



No turno vespertino aconteceu a encenação da peça "Páscoa: Coelho ou Cordeiro", dramatização essa que apresentou além dos simbolos da páscoa, o verdadeiro sentido da mesma, o coral das crianças também deu um show a parte , e com a colaboração de todos (as) os (as) professores (as) os (as) alunos (as) ensairam semanas, com empenho e didecação o que culminou com uma belíssima apresentação, também foi mostrado através de slides, mensagens de páscoa para os alunos deste turno e em sala de aula os alunos receberam lembranças e ovos de páscoa.

Encenação da Peça
Páscoa: Coelho ou Cordeiro"


Personagens da Peça "Páscoa: Coelho ou Cordeiro"

Apresentação de Slides com Mensagens da páscoa

Apresentação dos símbolos da Páscoa

No turno noturno onde atendemos a educação de jovens e adultos, tivemos uma programação bem variada: a gestora da escola Professora Ivanilde abriu os trabalhos com a projeção de uma mensagem de páscoa para todos (as) , agradecendo o empenho dos (as) alunos (as) e professores (as) no planejamento do respectivo evento, destacando que a participação de todos (as) é essencial para que tenhamos sucesso em todos nossos eventos e projetos, em seguida o Professor Leandro apresentou a todos (as) o "Projeto São Luís: a caminho dos 400 anos", com a exibição de videos com as mais belas paisagens de São Luís. O projeto será desenvolvido neste respectivo turno em virtude da proximidade dos 400 anos de São luís, e logo após foi feita a comemoração dos aniversariantes do 1º bimestre, os (as) mesmos (as) receberam presentes e foram parabenizados por todos (as) que estavam presentes.

Professora Ivanilde fazendo a abertura da Programação


Professor Leandro apresentando o Projeto São Luís : a caminho dos 400 anos

Aniversariantes da direita para esquerda: Tiago, Naldo, Lucinete, Jaldemir, Dilza e Igor

Aniversariantes acompanhados pela também Aniversariante a Professora Ana Cristina

Alunos (as) da Educação de Jovens e Adultos



A gestão da Ueb Mário Pereira parabeniza a todos (as) educadores (as) e funcionários (as) pelo empenho e colaboração na organização desta atividade, foi muito válido o envolvimento de todos (as) e gostariamos de também deixar registrado nossos votos de Feliz Páscoa.


Páscoa é tempo de amor!

Páscoa é tempo de Amor,
de família e de Paz...
É tempo de agradecermos
discretamente
por tudo que temos
e por tudo que teremos.
Páscoa é um sentimento
nos nossos corações
de esperança e fé e confiança.
É dia de milagres;
é dia dos nossos sonhos parecerem
estar mais perto,
tempo de retrospecção
por tudo que tem sido
e uma antecipação de tudo que será.
E é hora de lembrar
com amor e apreciação
as pessoas em nossas vidas
que fazem diferença...



2 comentários:

  1. Parabéns pra toda a comunidade escolar Mário Pereira. O caminho se faz mesmo é ao caminhar. Que bom constatar a unidade que existe entre os níveis e modalidades de ensino. Graça Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Feliz quem pode de fato, realizar ações que refletem o trabalho coletivo, e delas poder orgulhar-se. Parabéns a todos(as) que fazem a UEB Mário Pereira. Profa. Margareth Fonseca (SAEJA)

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, elogios, critícas e sugestões desta postagem.